Melhoria e Gestão das Ferramentas de Comunicação na ECT

Melhoria e Gestão das Ferramentas de Comunicação na ECT



Artigo 
Aluno  Raphael Machado de Alencar    
 raphael.alencar.eng@gmail.com

Claudinei Di Nuno, MSc
         professorclaudinei@uol.com.br




Resumo

 
Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos–ECT, que avalia o cenário atual do sistema de telefonia e as ferramentas de comunicação empregadas na empresa. A ECT é uma empresa pública que possui monopólio sobre serviços postaisem todo o território nacional. Atua nos mercados de encomendas e logística e busca estender suas atividades investindo em novos segmentos de mercado como MVNO-Mobile Virtual Network Operatore Banco Postal. Agregada às ferramentas de TI,a telefonia é imprescindível para qualquer empresa. O avanço tecnológico impulsionado pela crescente utilização da internet alterou a forma como aspessoasse interagem e criou a necessidade de uso demeios de comunicação que permitam troca de informações online. Mas a telefonia fixa não ficou estagnada, poisa partir dos avanços tecnológicos,foram agregadas novas funcionalidades tornando o serviço mais econômico, seguro, eficazecom mais qualidade.O objetivo doartigo é avaliar ossistemasde comunicação utilizadosna Administração Central da ECTe propor a utilização de novas tecnologias que permitam maior eficiência, economicidade, controle, gestão, e integração dos serviços e pessoas. Com novas ferramentas e funcionalidades, pretende-se que os preceitos da gestão pública sejam atendidos, possibilitando ampliar a competitividade com empresas concorrentes e melhorar a qualidade do atendimento aclientes internos e externos.